sábado, 24 de abril de 2010

COMO RECUPERAR A SAÚDE FINANCEIRA


Quem nunca ficou endividado pelo menos uma vez na vida que atire a primeira moeda...E sabemos que dívida é como uma bola de neve, a cada dia que passa, os juros vão rolando e a dívida ficando cada vez maior.sem contar o estresse dos credores e telefonemas incômodos.Por isso separei dez maneiras de maneiras de tentar acabar com ela ou pelo menos brecar a tal bola.
  1. ORGANIZE SUAS CONTAS
O primeiro passo é fazer um orçamento. Nele devem constar tanto seus ganhos como os seus gastos. Faça uma lista de todas as suas receitas, salário, pensão alimentícia, por exemplo, de outro lado, liste também as despesas como aluguel, supermercado, lazer, etc. Analise os gastos do cartão de crédito, que normalmente costumam ser os grandes vilões das finanças pessoais.

    2 . PARE ENQUANTO HÁ TEMPO
O processo do endividamento em quase todas as situações tem seu início quando você passa a recorrer a empréstimos para complementar seus compromissos. Enquanto a pessoa tem crédito fica criando dívidas para pagar dívidas. PARE enquanto há tempo porque você simplesmente está piorando cada vez mais sua situação...

      3. RENEGOCIE SUAS DÍVIDAS
Procure os credores e tente aumentar o número de parcelas reduzindo seu valor, para que elas caibam no orçamento. Direcione de 15% a 20% da sua rcerita para o pagamento das dívidas - acima disso, você corre o risco de fracassar.Peça suspensão dos juros durante o período de quitação da dívida.Quando negociar qualquer dívida, nunca aceite a primeira proposta que lhe apresentarem, procure sempre barganhar mais. Se eles oferecem para dividir o débito em seis meses, por exemplo, peça para dividir em 20 vezes. Claro que de imediato eles também não vão aceitar, mas pode ficar em 15 ou 12 meses.

     4.CONSIDERE TOMAR EMPRÉSTIMO
Se tiver dívida com cheque especial e cartão de crédito, que tem os juros mais altos do mercado, troque-as por outra mais barata. Tome um empréstimo pessoal ou crédito consignado, que cobram juros mais baixos e quite essas dívidas. Parcele o empréstimo em 36 ou 48 meses limitando o valor da parcela a 30% da sua renda. Peça descontos para quitar dívidas com lojas.

    5.PROCURE RESOLVER PRIMEIRO OS DÉBITOS QUE ENVOLVEM NOMES DE OUTRAS PESSOAS
As compras que você fez com fiadores ou em nome de alguém merecem prioridade para limpar o nome da pessoa e recuperar a confiança que você recebeu.

    6.CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS
Muita gente com dificuldade em   obter  crédito no mercado acaba caindo em armadilhas de agiotas disfarçados, que se apresentam para renegociar a dívida. Você não precisa recorrer a terceiros. Procure você mesmo o seu credor, informe-se sobre o valor da dívida atualizado e tente renegociá-la diretamente.

    7. RECORRA AO JUIZADO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Você sempre pode recorrer aos Juizados de Defesa do Consumidor de sua Cidade para ajudá-lo a negociar os seus débitos. Muita gente pensa que por estar devendo não tem o direito de fazer uma queixa contra seu credor. Pode sim, seja bancos, administradoras de cartões, financeiras, etc. Os motivos das queixas são os juros absurdos que sempre cobram, dificuldades quanto ao valor da prestação renegociada que você pode pagar, cópias de pedido ou contratos que quase nunca lhe são entregues. Pressão abusiva com telefonemas e recados inconvenientes a vizinhos, etc.

    8.VENDA ALGUNS BENS PARA QUITAR DÍVIDAS
Se for preciso faça uma avaliação de seus bens. Se você possui carro, eletreletrônicos, roupas, jóias e bijuterias em bom estado, tente vendê-los e usar o dinheiro para quitar ao menos parte das dívidas, até conseguir se organizar
.
    9.NÃO SE IMPORTE COM O TEMPO
Neste momento de reestruturação financeira,  saiba que você poderá demorar para colocar sua vida em ordem. Não se preocupe com isso. Mesmo que você leve anos para quitar suas dívidas, o importante é começar.

     10.CANCELE CARTÕES DE CRÉDITO
Se estiver pagando apenas o valor mínimo do cartão de crédito por meses e meses, você está praticamente jogando dinheiro fora. Seu débito nunca diminui e este dinheiro representa juros das administradoras. O correto é abrir mão do cartão, suspender o pagamento do valor mínimo e negociar o pagamento do valor total em prestações fixas para liquidar o débito.cancele todos os cartões e nunca mais compre em parcele em lojas.Anote tudo o que consome e controle com rigor seus gastos. Ao anotar o que gasta, você poderá avaliar o que é supérfluo, e rever seu estilo de vida.

    11.PARE DE USAR CHEQUE PRÉ-DATADO
Se você não consegue manter o controle dos seus gastos no cheque, é melhor parar de usá-lo. Você pode aposentar o talão de cheques, reduzir o limite do cheque especial ou mesmo dispensá-lo. O ideal é só usar o cartão de débito: ele permite gastar apenas o que se temem caixa e manter as despesas no seu campo de visão.

    12.PENSE NO FUTURO
Você pode gastar, mas com planejamento, para também guardar dinheiro. E guardar para um futuro não tão distante. A longevidade é uma conquista da humanidade e precisamos nos preparar para isso. Pense já no futuro, e acumule o suficiente para manter o seu padrão de vida.

    13.COMECE A POUPAR
quando as dívidas estiverem pagas e seu orçamento equilibrado, você poderá começar a poupar. Estabeleça como meta poupar 5% de sua renda, no início, e depois 10%. Dessa forma, aos poucos você estará construindo sua independência financeira para garantir uma vida confortável após a aposentadoria.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, obrigada!