sábado, 24 de abril de 2010

COMO RECUPERAR A SAÚDE FINANCEIRA


Quem nunca ficou endividado pelo menos uma vez na vida que atire a primeira moeda...E sabemos que dívida é como uma bola de neve, a cada dia que passa, os juros vão rolando e a dívida ficando cada vez maior.sem contar o estresse dos credores e telefonemas incômodos.Por isso separei dez maneiras de maneiras de tentar acabar com ela ou pelo menos brecar a tal bola.
  1. ORGANIZE SUAS CONTAS
O primeiro passo é fazer um orçamento. Nele devem constar tanto seus ganhos como os seus gastos. Faça uma lista de todas as suas receitas, salário, pensão alimentícia, por exemplo, de outro lado, liste também as despesas como aluguel, supermercado, lazer, etc. Analise os gastos do cartão de crédito, que normalmente costumam ser os grandes vilões das finanças pessoais.

    2 . PARE ENQUANTO HÁ TEMPO
O processo do endividamento em quase todas as situações tem seu início quando você passa a recorrer a empréstimos para complementar seus compromissos. Enquanto a pessoa tem crédito fica criando dívidas para pagar dívidas. PARE enquanto há tempo porque você simplesmente está piorando cada vez mais sua situação...

      3. RENEGOCIE SUAS DÍVIDAS
Procure os credores e tente aumentar o número de parcelas reduzindo seu valor, para que elas caibam no orçamento. Direcione de 15% a 20% da sua rcerita para o pagamento das dívidas - acima disso, você corre o risco de fracassar.Peça suspensão dos juros durante o período de quitação da dívida.Quando negociar qualquer dívida, nunca aceite a primeira proposta que lhe apresentarem, procure sempre barganhar mais. Se eles oferecem para dividir o débito em seis meses, por exemplo, peça para dividir em 20 vezes. Claro que de imediato eles também não vão aceitar, mas pode ficar em 15 ou 12 meses.

     4.CONSIDERE TOMAR EMPRÉSTIMO
Se tiver dívida com cheque especial e cartão de crédito, que tem os juros mais altos do mercado, troque-as por outra mais barata. Tome um empréstimo pessoal ou crédito consignado, que cobram juros mais baixos e quite essas dívidas. Parcele o empréstimo em 36 ou 48 meses limitando o valor da parcela a 30% da sua renda. Peça descontos para quitar dívidas com lojas.

    5.PROCURE RESOLVER PRIMEIRO OS DÉBITOS QUE ENVOLVEM NOMES DE OUTRAS PESSOAS
As compras que você fez com fiadores ou em nome de alguém merecem prioridade para limpar o nome da pessoa e recuperar a confiança que você recebeu.

    6.CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS
Muita gente com dificuldade em   obter  crédito no mercado acaba caindo em armadilhas de agiotas disfarçados, que se apresentam para renegociar a dívida. Você não precisa recorrer a terceiros. Procure você mesmo o seu credor, informe-se sobre o valor da dívida atualizado e tente renegociá-la diretamente.

    7. RECORRA AO JUIZADO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Você sempre pode recorrer aos Juizados de Defesa do Consumidor de sua Cidade para ajudá-lo a negociar os seus débitos. Muita gente pensa que por estar devendo não tem o direito de fazer uma queixa contra seu credor. Pode sim, seja bancos, administradoras de cartões, financeiras, etc. Os motivos das queixas são os juros absurdos que sempre cobram, dificuldades quanto ao valor da prestação renegociada que você pode pagar, cópias de pedido ou contratos que quase nunca lhe são entregues. Pressão abusiva com telefonemas e recados inconvenientes a vizinhos, etc.

    8.VENDA ALGUNS BENS PARA QUITAR DÍVIDAS
Se for preciso faça uma avaliação de seus bens. Se você possui carro, eletreletrônicos, roupas, jóias e bijuterias em bom estado, tente vendê-los e usar o dinheiro para quitar ao menos parte das dívidas, até conseguir se organizar
.
    9.NÃO SE IMPORTE COM O TEMPO
Neste momento de reestruturação financeira,  saiba que você poderá demorar para colocar sua vida em ordem. Não se preocupe com isso. Mesmo que você leve anos para quitar suas dívidas, o importante é começar.

     10.CANCELE CARTÕES DE CRÉDITO
Se estiver pagando apenas o valor mínimo do cartão de crédito por meses e meses, você está praticamente jogando dinheiro fora. Seu débito nunca diminui e este dinheiro representa juros das administradoras. O correto é abrir mão do cartão, suspender o pagamento do valor mínimo e negociar o pagamento do valor total em prestações fixas para liquidar o débito.cancele todos os cartões e nunca mais compre em parcele em lojas.Anote tudo o que consome e controle com rigor seus gastos. Ao anotar o que gasta, você poderá avaliar o que é supérfluo, e rever seu estilo de vida.

    11.PARE DE USAR CHEQUE PRÉ-DATADO
Se você não consegue manter o controle dos seus gastos no cheque, é melhor parar de usá-lo. Você pode aposentar o talão de cheques, reduzir o limite do cheque especial ou mesmo dispensá-lo. O ideal é só usar o cartão de débito: ele permite gastar apenas o que se temem caixa e manter as despesas no seu campo de visão.

    12.PENSE NO FUTURO
Você pode gastar, mas com planejamento, para também guardar dinheiro. E guardar para um futuro não tão distante. A longevidade é uma conquista da humanidade e precisamos nos preparar para isso. Pense já no futuro, e acumule o suficiente para manter o seu padrão de vida.

    13.COMECE A POUPAR
quando as dívidas estiverem pagas e seu orçamento equilibrado, você poderá começar a poupar. Estabeleça como meta poupar 5% de sua renda, no início, e depois 10%. Dessa forma, aos poucos você estará construindo sua independência financeira para garantir uma vida confortável após a aposentadoria.





sexta-feira, 23 de abril de 2010

Alice no País das Maravilhas estréia hoje nos cinemas brasileiros


Um dos filmes mais aguardados este ano chega nesta sexta-feira às telas brasileiras. Dirigido pelo excêntrico diretor Tim Burton, Alice no País das Maravilhas transporta a história de Lewis Carroll, escrita em 1862, para um mundo mais fantasioso e atual.

Diferente da história original, em que Alice é uma criança, a personagem da novata atriz Mia Wasikowska é uma bela jovem de 19 anos. Alice é pressionada pelas obrigações da sociedade, e por um noivado e casamento precoces.

Na festa de seu noivado, a jovem avista um estranho coelho, que corre pelo campo olhando seu relógio. Curiosa para saber o que ele estaria fazendo, ela o segue e cai num buraco.

Alice é transportada para um mundo subterrâneo, onde vive experiências surreais com os mais estranhos personagens, como a malvada Rainha Vermelha, sua boa irmã, a Rainha Branca, e o irreverente Chapeleiro Maluco.

O filme é o primeiro do diretor Tim Burton em 3D. Sucesso de bilheteria, encabeça a lista dos mais vistos nos cinemas internacionais.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

22 de abril dia do Planeta Terra: Como salvar o planeta

Como salvar o planeta Terra

Evite comprar e usar pratos, talheres e copos descartáveis. Quando for inevitável, opte pelos feitos de papelão e madeira, que levam menos tempo para se biodegradarem;

Procure comprar produtos concentrados, ou que sejam oferecidos em embalagem maior (papel higiênico, biscoitos, refrigerantes,...) pois assim você estará deixando de jogar fora várias embalagens;
Veja se no rótulo do produto ou na embalagem, se é feito com material reciclado e/ou é reciclável;
Se os produtos forem feitos de madeira (ex: lápis, prendedores de roupa, etc) verifique se são fabricados com madeira extraída de reflorestamento;
Evite hortaliças cultivadas com agrotóxicos. Hoje existem opções de produtos orgânicos. Eles não envenenam o solo e os lençóis freáticos e, principalmente, não contribuem para que sua família venha a ter alguma doença grave no futuro;
Utilize produtos de limpeza sem fosfato, sem soda, sem cloro e sem CFC. Existem opções no mercado(temos algumas sugestões de produtos que pesquisamos fabricados por empresas que estão preocupadas com o meio ambiente) que não poluem por não conterem esses ingredientes e não agridem sua saúde;
Prefira verduras, legumes e produtos (café, açucar,...) orgânicos. Eles não envenenam o solo e a água e, principalmente, preservam a saúde da sua família;
Use somente produtos de limpeza de rápida biodegradabilidade certificados.
Use detergentes de louças, sabão em pó, limpadores multiuso e shampoos sem fosfato.
Não use aerosóis com CFC, eles destróem a camada de ozônio, leia o rótulo dos produtos.
Plante árvores e cuide das que já existem.
Não queime lixo doméstico (plásticos,isopor, restos orgânicos). Os gases emitidos poluem a atmosfera causando doenças, efeito estufa...
Evite o uso de venenos, herbicidas e pesticidas.

Separe seu lixo, latas, vidros, papéis e plásticos podem ser reciclados e reaproveitados. Restos de comida podem virar adubo (compostagem). Seja responsável pelo seu lixo!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

FRACASSO NÃO É CAIR, FRACASSO É NÃO LEVANTAR


Qual a primeira coisa a fazer, depois da queda?

Cair não é culpa sua. Cair é o único modo de chegar ao seu destino, seja qual for. Alguns tombos são leves, outros pesados. Alguns você "tira de letra". Outros, não. Ainda assim, levante-se e ande.

Alguns tombos são causados por problemas externos, outros por nossa própria arrogância e descuido. Vezes sem conta podemos ir ao chão, derrubados por razões que acreditamos totalmente injustas. Ainda assim, levante-se e ande.

Pouco importa a reação dos outros. O mundo sempre ri das quedas alheias. E sempre se assombra quando aquele que caiu levanta-se, e anda. É natural. É normal. Mas não é por sua causa. É apenas institivo e sem nenhuma conexão com juízos de valor. Porque o seu valor sempre sobe quando você, ao contrário de todas as apostas, continua a avançar.

Exatamente por isso, levante-se e ande. Cada vez que você levantar-se, seu valor aumenta. E aumenta muito. Seu valor será calculado pelo mundo na exata medida do número de vezes em que você, apesar de todas as quedas, levantar-se e continuar a andar. Como diz Bob Proctor, "fracasso não é cair. Fracasso é não levantar".

Por isso, em qualquer área da vida, ao cair, faça simplesmente isso: levante-se e ande.

Impressione o mundo e todas as apostas feitas contra você. Levante-se AGORA!

domingo, 18 de abril de 2010

O MOMENTO TUDO OU NADA

Se você está se sentindo frustrado, tenha certeza de que, para levar a vida que merece, você precisará deixar de lado a vida que tem!
O momento do tudo ou nada é como um grito de liberdade diante de um silêncio insuportável.
Um ponto final em situações que se arrastam há anos sem solução.
O rompiment definitivo de uma forma padronizada de lidar com a vida.
Tudo ou nada é demolir um muro que impossibilita de seguir adiante.
É uma maneira de recuperar a dignidade abalada.
É uma ruptura com a maneira de administrar a sua vida...
É quebrar as grades da gaiola que o impdem de voar...
Será que o seu momento tudo ou nada é agora?

AS DECISÕES CONSISTENTES
 Tudo ou nada é uma decião que você toma em um momento de despertar da consciência. Mas não basta só isso: é preciso algo mais...
Às vezes tomamos decisões superficiais: apenas anunciamos decisões, mas não mudamos de atitudes. Não dizemos adeus ao passado, não abandonamos os velhos hábitos. Assim, com a mesma rapidez que decidimos algo, desistimos.
Somente uma mudança de atitude após uma decisão, cria verdadeiras mudanças na vida de uma pessoa.
Uma verdadeira decisão exige uma mudança radical de atitude. Uma decisão sem mudança de atitude vira simplesmente uma ilusão ou, pior ainda, o grito de um rebelde sem causa. Barulho sem comprometimento.

Texto baseado no livro Tudo ou nada de Roberto Shinyashiki